sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto de comunicação online de Alagoas na catequese é referência nacional

Joseilton Luz fala sobre a rede de blogs que interliga o nosso Regional

Rodrigo Rios
Tags: Catequese
Joseilton Luz está à frente do projeto de comunicação online e catequese
A comunicação tem servido para aprimorar o trabalho da catequese em nossa Arquidiocese, servindo de base para novos rumos no Nacional. Em tempos de cibercultura, a utilização das mídias digitais potencializa a formação do povo de Deus, fazendo chegar a doutrina de nossa Igreja com um novo formato, deveras atraente principalmente para a juventude. Para falar sobre esse assunto, o Portal entrevistou Joseilton Luz de Oliveira, 32, militar do Exército Brasileiro, onde trabalha especificamente na Comunicação Social do seu Batalhão, o que auxiliou nos projetos de integração da Comunicação com a Catequese, no qual, atualmente, está na coordenação da Província Eclesiástica de Maceió junto com Cliane Silva, compondo a comissão Regional Nordeste 2 para a Animação bíblico-catequética, principalmente no Setor de comunicação.
Como surgiu o Projeto de Comunicação da Catequese do Regional NE2? 
Surgiu através da necessidade de acompanhar mais de perto os trabalhos das coordenações e realizar um trabalho com mais eficácia. Sabemos que uma rede de comunicação proporciona um meio poderoso devido à velocidade, confiabilidade e compartilhamento de material, informação e formação. Assim, um dos objetivos de uma rede de comunicação na comissão é tornar disponível aos catequistas e a outros usuários um canal para divulgar todos os trabalhos da Animação Bíblico-Catequética das dioceses e proporcionar as experiências já vivenciadas em cada comissão diocesana. Com o incentivo do Bispo responsável Dom Mariano Manzana, do coordenador padre Elison Silva, e de todos os membros que compõem a Comissão, iniciamos o projeto construindo uma rede de blog que interliga as dioceses ao Regional. Com isso, até agora, das 21 dioceses, 15 já construíram seu blog e, em breve, as dioceses restantes estarão “blogadas”.
Este projeto está servindo de base para implantação no Nacional. Você considera o nosso regional de vanguarda na área catequética? 
Sim. Somos o primeiro Regional a ter uma rede de blog interligando as dioceses. Com essa experiência que vem dando certo e que serve de incentivo aos demais regionais fui convidado a assessorar o Encontro das Coordenações Regionais, a partilhar e implantar esse trabalho em nível nacional. Em forma de oficina trabalhamos as mídias sociais. Lá, cada coordenador construiu o blog do seu Regional.
E sobre o blog Catequese e Bíblia? Como você o administra? O que mais surpreendeu desde a implantação do mesmo? 
Em março de 2011 após o 5º Seminário Nacional de Catequese junto à Pessoa com Deficiência fui convidado pela assessora da Animação Bíblico-Catequética, Ir Zélia Batista, a administrar o blog nacional Catequese e Bíblia da CNBB junto com Ângela Rocha. Em julho de 2011, uma nova comissão composta por Dom Jacinto como presidente, Dom Paulo Mendes Peixoto e Dom José Antonio Peruzzo, assumiu a coordenação da Comissão Episcopal Pastoral para a animação Bíblico-catequética Nacional. Fazem parte dessa Comissão os assessores: Pe. Décio Walker e Maria Cecília Rover. Em janeiro de 2012, a comissão resolveu dar ao blog um novo formato na sua administração e equipe de produção: Dom Paulo Mendes e eu administrando. A equipe de produção ainda está sendo formada. Vários convidados já deram seu “sim”. Até o final do próximo mês estará definida a equipe e seus nomes serão publicados no blog.
Qual a importância da Comunicação e as novas Mídias Sociais nas Comissões Bíblico-Catequéticas?
A comunicação sempre foi um processo de interação básica para o ser humano. O processo comunicativo só pode ser eficaz quando produz entendimento, ou, só pode ser considerado eficiente quando produz os resultados desejados a quem recebe. Vivemos em um tempo de mudanças e precisamos rapidamente nos adequar a essa realidade que tanto nos surpreende. Hoje, com a Internet estamos praticamente ‘ligados’ ao mundo e precisamos, dentro dos nossos trabalhos, atingir também essa área que tanto necessita ser catequizada. É fundamental saber que as novas mídias tem sido o principal instrumento de informação e formação, como Facebook, Twitter, Msn, o Flickr e tantos outros, gerando novos comportamentos nas pessoas. A animação Bíblico-catequética não pode ficar de fora. Estamos tentando nos adequar a esta realidade. .
Das 21 dioceses do Regional, 15 já construíram seu blog na área da Catequese. Como você analisa essa adesão das dioceses a esse projeto? 
Fantástico!!! A adesão está atendendo as nossas expectativas e estamos recebendo muitos elogios e incentivo para que continuemos com esse trabalho. Descrevo aqui alguns relatos que revelam tamanha importância. Zé Catequista, coordenador diocesano de Petrolina, disse: “Cremos que o caminho das novas mídias sociais e com o avanço tecnológico, o projeto assumido pelo Regional NE-2 está jorrando e fazendo ecoar a Boa Notícia: Jesus Cristo é Conhecido, Amado e Seguido”. Já o Pe. José Carlos Coordenador da Paraíba, afirmou: “Este trabalho está provocando um novo ardor na nossa comissão” O blog catequeseregionalnordeste2.blogspot.com já é, sem dúvida, uma ferramenta muito importante para o nosso regional pois, além de atender o nosso regional, o Brasil e o mundo já o acessam. Temos acessos de quase 30 países (Estados Unidos, Japão, Itália, Portugal, Coreia do Sul, Argentina, Peru, Chile, Canadá, Angola, França, Uruguai, Alemanha, Rússia, Peru, Reino Unido, Togo, Malásia, Costa do Marfim, Quirguistão, Holanda, Indonésia, Áustria, Bélgica, Cabo Verde, Colômbia, Singapura, Haiti).
Vocês iniciaram um atendimento online para que a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética possa atender os catequistas de todo Brasil e do mundo. Como funciona esse atendimento? 
É fácil, é como se estivesse no Msn, e, ao iniciar esse atendimento, é solicitado um cadastro de e-mail. Toda conversa realizada fica registrada, de tal forma que ao término do atendimento, é enviada uma cópia da conversa para o e-mail cadastrado. Com essa iniciativa a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética está oferecendo um suporte e acompanhamento a todos os catequistas do Brasil e do Mundo orientando nas mais diversas solicitações.
Quais os próximos projetos de comunicação na catequese para o nosso Regional? 
Estamos trabalhando de uma forma bem profissional buscando uma qualidade em nossas atividades. Sabemos que há muito a ser feito. Temos algumas metas a alcançar nesse quadriênio e entre elas está:
- Incentivar as paróquias a construírem seu Blog Catequético tendo como objetivo divulgar as atividades Catequéticas e ficar ligada à rede de blog de sua diocese;
- Estimular as comissões diocesanas a inserirem agentes de comunicação para assumir esse trabalho de comunicação e atualização das mídias sociais fazendo a ponte com o regional e auxiliando os coordenadores com os informes, tornando-os correspondentes da catequese em sua diocese;
- Plano de chamada do Regional: Tem a finalidade de articular com precisão todos os coordenadores e agentes de comunicação da Comissão Regional Nordeste 2, buscando prontamente agilidade e produtividade nos trabalhos;
- Encontro de formação de agentes de comunicação de catequese das comissões diocesanas; 
- Realizar o primeiro encontro de blogueiros catequéticos do Regional Nordeste 2. 
- Aproximar a catequese dos meios de comunicação para o desenvolvimento de projetos de curso de catequese à distância, com o adequado uso de recursos e metodologias apropriadas; 
- Cadastramento dos catequistas online gerando um banco de dados por diocese através do cadastro nacional www.cnbb.org.br/intranet/catequistas/.;
- Implantar reuniões online com a Comissão Regional e com os Agentes de comunicação para facilitar o bom desenvolvimento dos trabalhos e evitar despesas, uma vez que a distância entre os estados dificultam certas atividades;